26/02/2022 às 15:34 DICAS PARA GESTANTES

Principais exames do 1º trimestre.

11
2min de leitura

Assim que a gravidez for confirmada, deve-se marcar uma consulta com o obstetra até a semana 13 de gestação para confirmar a fase da gestação e esclarecer dúvidas como data provável de nascimento do bebê e os cuidados durante a gestação.

No 1o trimestre da gestação, o acompanhamento pré-natal é feito por meio de exames que avaliam e monitoram o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher, além de verificar se há risco da mãe passar alguma doença para o bebê.

Os principais exames solicitados pelo obstetra no 1o trimestre de gravidez incluem: 


1. Exame ginecológico. 

O exame ginecológico do 1o trimestre de gravidez é feito com o objetivo de avaliar a região íntima da mulher e, assim, identificar sinais de infecção ou inflamação na região genital, isso por que algumas situações como candidíase, inflamações vaginais e câncer de colo do útero, por exemplo, quando não identificadas e tratadas podem influenciar no desenvolvimento do bebê. 

2. Exames de rotina .

Em todas as consultas de acompanhamento, o obstetra pode realizar alguns exames mais gerais para avaliar a saúde da mulher. Assim, é comum que seja feita a medição da pressão arterial com o objetivo de avaliar o risco de eclâmpsia, o que pode levar à antecipação do parto, além de também ser feita a avaliação do peso da mulher.

Outro exame de rotina que é normalmente feito é a verificação da altura uterina, em que é feita a medição da região abdominal com o objetivo de avaliar o crescimento do bebê. 

3. Exames laboratoriais.

Alguns exames laboratoriais podem ser recomendados pelo obstetra no 1º trimestre de gravidez, sendo eles:

Hemograma completo; Tipo sanguíneo, fator Rh e teste de Coombs indireto;

VDRL;

HIV;

Hepatite B e C; Tireoide, como TSH, T3 e T4;

Glicose; Toxoplasmose; Rubéola; Citomegalovírus ou CMV;;

Urina tipo 1 ou EAS, e urocultura;

Fezes. 

4. Ultrassom obstétrico. 

O ultrassom obstétrico do 1º trimestre de gravidez é o transvaginal, que é normalmente realizado entre a 8ª e a 10ª semana de gestação e serve para confirmar a idade gestacional, como o embrião está se desenvolvendo, se está no lugar correto dentro do útero, se a gravidez é de um ou mais bebês, além de verificar a frequência cardíaca do bebê e permitir calcular a data prevista do parto. 

5. Translucência nucal. 

O ultrassom de translucência nucal é feito entre 11 e 14 semanas da gestação, e serve para detectar malformações e doenças genéticas, como a síndrome de Down, por exemplo.

Além disso, durante o pré- natal também podem ser feitos exames para identificar outras infecções sexualmente transmissíveis como gonorreia e clamídia, que podem ser diagnosticadas por meio do exame das secreções vaginais ou exame de urina. Se houver alguma alteração em algum destes exames, o médico poderá solicitar a repetição do exame no segundo trimestre de gestação. 

26 Fev 2022

Principais exames do 1º trimestre.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

26 de Fev de 2022

1º trimestre da gestação - Sintomas, cuidados e exames.

02 de Mar de 2022

09 coisas que toda grávida precisa saber 

10 de Mar de 2022

10 locais incríveis para fazer ensaio BH e Região

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp