26/02/2022 às 15:00 DICAS PARA GESTANTES

1º trimestre da gestação - Sintomas, cuidados e exames.

25
3min de leitura

O 1º trimestre de gravidez, corresponde aos 3 primeiros meses e às semanas 1 a 13 da gestação, é marcado pelo desenvolvimento do bebê em que ocorre rápida multiplicação das células do embrião e formação dos principais órgãos, além da placenta e do cordão umbilical, sendo considerada a fase mais delicada da gravidez, pois substâncias como remédios, álcool ou cigarro, podem afetar o desenvolvimento do bebê.

Durante o primeiro trimestre, ocorrem também muitas alterações hormonais na mulher, que são consideradas normais na gestação, podendo levar ao surgimento de alguns sintomas como enjoo matinal, cansaço excessivo ou sensibilidade nos seios, por exemplo.

Durante o 1o trimestre de gravidez, deve-se fazer a primeira consulta pré-natal e os exames recomendados pelo obstetra, como exames de sangue, urina, fezes e o primeiro ultrassom obstétrico, para que o médico possa avaliar a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê, além de dar orientações sobre o uso de suplementos vitamínicos e medidas que ajudem a aliviar os sintomas do primeiro trimestre da gestação. 

Cuidados no 1o trimestre de gravidez

O primeiro trimestre da gravidez é o período mais delicado do desenvolvimento do bebê, sendo importante seguir todas as recomendações do obstetra, tomar o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico, além de fazer uma alimentação balanceada que forneça todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e praticar atividades físicas, desde que liberadas pelo médico.

Além disso, é importante que a mulher esteja atenta ao uso de medicamentos, evitando o uso por conta própria e utilizar somente os remédios ou tomar vacinas com recomendação médica, pois nesta fase os braços, pernas e órgãos do embrião em formação, são muito sensíveis a certos medicamentos que podem atravessar a placenta e causar defeitos no bebê.

Durante toda a gravidez também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro ou drogas de abuso, pois podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.


Como aliviar os sintomas do 1o trimestre

No primeiro trimestre da gravidez alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

Enjoo matinal: comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia e manter-se hidratada. Se os enjoos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez.

Cansaço excessivo:

criar uma rotina de dormir e acordar na mesma hora todos os dias ou dormir um pouco durante o dia podem ajudar a diminuir o cansaço e aumentar a disposição;

Sensibilidade nos seios:

usar um sutiã de sustentação para aliviar a sensibilidade, dor ou sensação de mamas pesadas. Este sutiã também ser utilizado à noite para dar um suporte às mamas e aliviar esse desconforto;

Dor na pelve:

fazer alongamentos leves e movimentos suaves podem ajudar a aliviar o desconforto. No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente;

Azia ou sensação de queimação no estômago:

comer em pequenas quantidades e não deitar após as refeições podem ajudar a aliviar esse desconforto. Outra medida importante é evitar beber líquidos durante as refeições e evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas.

Sensibilidade nas gengivas:

deve-se usar uma escova de dentes macia e continuar escovando os dentes e passando o fio dental regularmente. Além disso, é recomendado consultar o dentista para avaliar a saúde da boca e dos dentes;

Vontade de urinar frequentemente:

não prender a urina, pois deixar a urina retida na bexiga pode aumentar o risco de infecção urinária.

É importante sempre seguir as orientações do obstetra, de acordo com os sintomas apresentados, de forma a garantir a saúde da mulher e permitir o desenvolvimento saudável do bebê. 

26 Fev 2022

1º trimestre da gestação - Sintomas, cuidados e exames.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

02 de Mar de 2022

09 coisas que toda grávida precisa saber 

26 de Fev de 2022

Principais exames do 1º trimestre.

10 de Mar de 2022

10 locais incríveis para fazer ensaio BH e Região

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp